sábado, 16 de janeiro de 2010

Alicia Fernández fala sobre hiperatividade e déficit de atenção

Alicia abordou aspectos como
o processo de aprendizagem
e a subjetividade
Com auditório completamente lotado, a psicopedagoga Alicia Fernández realizou, no último dia 12/04, na Unidade Santa Paulina da São Marcos, a palestra (Des)construindo a concepção de hiperatividade e déficit de atenção e construindo a concepção de atividade e atenção, organizada pelo curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade.
Formada pela Facultad de Psicopedagogía da Universidad de Salvador, em Buenos Aires, Argentina, e autora dos livros “Psicopedagogia em psicodrama”, “Os idiomas do aprendente” e “O saber em jogo”, entre outros, Alicia foi recebida pelos professores Eduardo de Camargo Oliva, que representou o professor José Augusto Guilhon de Albuquerque, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade São Marcos, e Marisa Irene Siqueira Castanho, coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia.
Alicia abordou aspectos como o processo de aprendizagem, a subjetividade, a inteligência e os perigos das drogas receitadas em consultórios, e disse que entre o temor, a desordem e a valorização de uma competitividade fundada, “muitas pessoas preferem se entregar voluntariamente a essas substâncias químicas, ilegais ou receitadas - sem a consciência de que medicamentos causam dependência -, do que falar de seus sofrimentos íntimos”.
Sobre a falta de atenção, ou ‘atenção flutuante’, Alicia disse que escutar e ouvir são ações bem diferentes. “Escutamos todos os ruídos que acontecem à nossa volta, mas só ouvimos quando dedicamos atenção”.
Inteligência e atenção
Para a palestrante, o déficit de atenção é uma questão ética e de nosso posicionamento, e a falta de atenção não é falta de inteligência. Contou ainda experiências pessoais, citando que quando perguntam a ela se uma determinada criança é ou não inteligente, ela responde que inteligência é uma questão de estímulo. Uma pessoa só é inteligente quando atende voluntariamente aos estímulos feitos. “Inteligência não vem de fábrica!”, disse de forma descontraída.



O auditório estava cheio para a palestra
Outro tema discutido foi a simultaneidade de cenas atrativas, uma questão, segundo ela, que pode atrapalhar no desenvolvimento da atenção infantil, “pois a criança não sabe o que deve ou não receber sua atenção”.
Ainda discorrendo sobre a atencionalidade, Alicia desmistificou a questão da falta de atenção dando um exemplo: “Quando dizemos que em determinado lugar fomos bem atendidos, queremos dizer que o atendente nos dispensou atenção e, quando dizemos o contrário, queremos dizer que o atendente foi indiferente, e não que não ouviu o que lhe foi perguntado”.
Questionada sobre a hiperatividade, a psicopedagoga disse que apenas 2% das crianças que são hiperativas precisam ser medicadas.

Depois de falar também sobre os fenômenos ODD (Oposicionista desafiante) e ADD(H) (Síndrome desatencional), Alicia Fernández terminou sua palestra respondendo dúvidas de alunos e fazendo citações de personalidades como Fernando Pessoa, Pablo Picasso e Sarah Paín.

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