sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR II

“O direito não socorre a quem dorme” Se eu tenho direito tenho que brigar por ele...
Livros sugeridos:
Didática do Ensino Superior
Metodologia do Ensino Superior
Prova Um Momento Privilegiado de Estudo Não um acerto de contas
Editora Lamparina-Vasco Pedro Moretto, antiga editora DPIA
Pedro demo Educar pela Pesquisa

Trabalho de Campo
Relatório da minha vida acadêmica na faculdade
Ou relatório da visita em uma faculdade para ver o trabalho de um tutor...
Ou vai a faculdade ou você faz da sua faculdade

Dinamizar o trabalho inquietando o aluno
Pratica pedagogica do ensino superior
Didática tem que ser viva compreendida
Comenio – pai da didática...
Técnica faz parte da didática, mas não responde... É a arte de aprender... A didática só se realiza quando o outro aprende...
Sociologia como aluno interage na sala de aula.
Filosofia como aluno aprende na sala de aula.
O equivoco de alguns teóricos é que a pedagogia é a ciência que conduz a criança e ela conduz o ensino.
Andragogia a ciência que conduz o adulto, que estuda jovens e adultos na sua aprendizagem.
Banalizaram por conta desse histórico e a LDB contribuiu pra isso. Antiga LDB 1961 nº 5024/61 não se preocupava com a formação pedagógica do ensino superior.
9394/96 nova LDB
Podemos dar aula na faculdade porque a nova LDB diz que a formação pedagógica acontecerá na pós-graduação mestrado ou doutorado.
O especialista latu-sensu pode dar aula na faculdade pós- graduação com matérias pedagógicas.
Pedagogia pode ensinar metodologias psicológicas tudo voltado para educação. Tivemos Metodologia do Ensino Superior 60 h com Rosangela. Posso lecionar psicologia da educação, psicopedagogia, e metodologias.
Curso de extensão pode dar aula de pedagogia ensinado o pedagogo a dar aula.


Elementos básicos para composição do relatório:
Data de entrega 03 e 04 de julho no máximo ate 08/08 agosto.

Capa – folha de rosto – sumário

Apresentação (É dizer o que consta no seu trabalho)
Introdução ( Ler os artigos da nova LDB sobre o ensino superior)
( Fundamentação teórica sobre o papel da Universidade) sugestões de autores: Selma Garrido,Pedro Demo, Antonio Carlos Gil, Cristovam Buarque, Milton Santos...

3- Desenvolvimento ( É o relato da teoria com a pratica)

Conclusão ( Colocar sua esperança que a faculdade retome seu papel de vanguarda etc..etc.. as lacunas devem ser repensadas pelo professor e aluno, buscar formas alternativas de preencher essas dificuldades.

5. Referencias bibliografias
6. Anexos ( Se fez alguma referencia no desenvolvimento nos trabalhos acadêmicos)



02 páginas de Introdução, 02 páginas de desenvolvimento, 02 páginas de conclusão

Se o trabalho é sobre a vida acadêmica porque não falar das disciplinas que provocaram inquietação, reflexão, debate, tudo isso no desenvolvimento...
Pensar que...minha faculdade foi esvaziada? Faltaram lacunas? Repensar as lacunas que ficaram na vida acadêmica... a universidade é um caos mas vamos propor saídas.

Monografia é bate bola, rascunha, manda, devolve e assim sucessivamente
Benjamim Bloom taxonomia dos objetivos.
Objetivos conhecer, aplicar, analisar, sintetizar, julgar, perceber...
A seriedade daquilo que a gente banaliza nos objetivos dos planos de aula. Coerência teoria e pratica, reunião pedagógica é para ensinar coerência objetivo e metodologia.

O objetivo tem que ser coerente com a metodologia e todo resto do planejamento. A forma de ensinar, coerente com a forma de avaliar, para não cobrar o que não deu.pelo objetivo de conhecer e não de analisar, compreender...

Não basta conhecer tem que se apropriar. A LDB diz que: uma boa aula vai além dos conceitos.

Avisos: Mêre coord. Estagio 2 x por semana 1 hora.
Essa é a ultima aula, (julho agosto e setembro) é estagio

Curso de psicopedagogia 600 horas 18 meses ABPB
Pós-graduação no mínimo 360 horas exigência do MEC

Epistemologia convergente de Jorge Visca e Rivon Pichon. Ferramentas a serem estudadas:
Pichon – grupo
O principio da pesquisa é ousar fazer a diferença.

Pergunta imbecil qualquer resposta vale na questão das provas, pergunta escrita tem quer ter critérios, educar com o principio educativo (Pedro Demo)
Obs. –(barbaridade colocaram nos objetivos verbo no infinitivo)

Casar o objetivo com a metodologia para aplicar na avaliação, sem conhecimento não tem pesquisa não tem autonomia.

Pontos fundamentais na arte de ensinar:
O fato de falar não garante a aprendizagem do outro.
O que é aprender?
Só aprende que deseja. Cabe a mim professora despertar no aluno o desejo de aprender através da aula dinamizada.
A universidade precisa nos seduzir e não deixar apáticos. O professor precisa da vida a matéria, provocar. O pedagogo tem que saber como a mente, a voz funciona.
A importância do estudo da didática no ensino superior não banalizar, falei do professor universitário pela experiência do aluno para trabalhar a disciplina dele fazendo do aluno um pesquisador.
Desbloquear..
Aprendizado eficaz na maioria os professores sabe o conteúdo, mas não sabe da vida ao conteúdo.
Professor bom é aquele que trabalha com o aluno que não deseja não me sinto professora de ensinar quem quer. O desafio é ensinar quem não deseja, quem esta disperso com nossa disciplina.

A universidade exige professor entusiasmado, só ensina quem é aprendente. Sou vitima ou sou culpado?
Pesquisa no professor Pedro Demo. Coordenador não tem base para orientar. Quem é educador tem que ir buscar a pesquisa cientifica e passar para o aluno.
É inadmissível professor que não ler, mudar pressupõe trabalho e para reaprender dá trabalho.
O professor precisa construir teorias, refazer o material pedagógico, ser criativo e reconduzir renovando a pratica pedagógica.
Cada aula explorar algo diferente o falar, ouvir, o debate. O aluno disperso é devido o conteúdo, estar distante do saber dele. Ou não faz sentido pra ele ou não cativa.
Renovar competência buscando saber para fazer jus a minha profissão, pesquisa, compromisso, desejo.
Hugo Asmam.
Filmes paradidáticos;
Filme a escola da vida
Prova de fogo
Sociedade dos poetas mortos
Acervo de filmes: para psicopedagogia
Freud além da alma
Meu pé esquerdo (neuropsicomotor)
Ilha das flores
Nell (neo) mulher que fala uma linguagem não compreensível
A vida de Freud
Meu filho meu mundo ou meu mundo meu filho (duvida)

Livros sugeridos:
Metodologia do trabalho cientifico
Antonio Joaquim Severino Editora Cortez
Ensina a fazer resenha, fichamento, monografia, resumo, nota de rodapé, etc.

Mapa conceitual...

O aprender tem que ser saciado pela sede. A sede que é ensinar aprender e transformar.
Pesquisar, ensinar.

Apresentação dos grupos:
1- O que é planejamento? ( Maisa, Adriana, Marco Antonio, Railda, Eva)
2- Avaliação (Cida, Andrea, Josileide, Adeilza,Canudos)
3- Instrumentos de avaliação (Neia, Berenice, Alexandra,Ariane)
4- Nosso (Fafá, PH, Eu, Deusania,)

Debate do primeiro grupo projeto coletivo, se a boa escola é o que reprova o bom hospital é o que mata (Werneck)
O intelectual é importante associado a outras questões. Receber avaliação do aluno, prova para diagnosticar e não punir.

Recriar escravo de Jô – E. Infantil
Trabalhar conceitos descobri de quem era o sapato socialização, coordenação, observar o outro, ser solidário.
Para o aluno roteiro do que ele quer que ele pesquise fontes net, livros, periódicos, colega, e a culminância, debate após pesquisa. Observar quem participou comportamento de cada um.
Observar simultaneamente pesquisa, debate, se auto-avaliar, avaliar, registro.
Professor aluno e família.
Avaliar com eficácia e eficiência. Qual o verdadeiro papel da avaliação?
Quando avaliamos com eficácia e eficiência? Debate tem que ser provocado. Ou você professor estuda ou saia da sala de aula.
Pesquisa tem que ter fala pesquise na net. O que esta dando certo na educação?
Educação requer disciplina.
Combinados:
O problema não são as questões, mas os enunciados, com alternativas, reflexivas o como é feito... Trabalha tipos de questões com pontos negativos e positivos.
Plano de aula, fazer questões, assistir filme, assistir filme e fazer resumo.
Conteúdo - o ato de ler e escrever.
Objetivo – conhecer a importância da leitura e da escrita despertando o desejo de ler.
Metodologia-através de uma aula expositiva mostrar os diversos métodos de leitura, com slides, com jogral, cartazes, dramatizações, produção textual.

Avaliação pedir que os alunos apresentem cada modalidade sugerida.

FILME PROVA DE FOGO:
Frustração da mãe por não ser medica
Drogas
A menina não gostava da escola
Não tinha vida não tinha significado
Colegas CDF descriminação social
Disciplina, a dor da perda, da filha
Olhar além da aparência alem da fala
Rancor do pai, sem relações sociais projetava no filho o que Le não foi.
Metodologia do professor estimulou didaticamente uma forma de aprender, readaptou a metodologia, não podemos estimular o outro a fazer o equivoco.
Mentira, peso da responsabilidade da menina, sentimento de solidariedade, acolhedor, racismo é gritante estrangula.
Persistente apesar das dores e dificuldades. Ética no sopro para o filho do soletrando.
O filme apresenta ética do ser educador, nas variáveis sociais que interfere econômicas, escola sem recurso, sem vida, selecionar os filmes com clareza de objetivos. Uma escolha feliz. Teorias do conhecimento de aprendizagem.
O Eu oculto!
A pratica tem que ser fundamentada, não pode ser no senso comum na especialização. Tem que ter respaldo... Filme Jornada da Alma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário