sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA 5ª SÉRIE.


Os problemas relacionados á educação atingem patamares cada vez mais complexos, é um universo a ser descortinado, o ato de educar não pode ser visto apenas como depositar informações nem transmitir conhecimento. O ato de educar só se dar com afeto. E a afetividade tem uma função central no processo de ensino-aprendizagem.

Este papel cabe a nós professores que não estando preparados, devemos nos preparar para esse fim, que o problema não esta no aluno, mas na competência do professor que mesmo sendo vitima da precariedade de formação, de capacitação e desvalorização profissional tem o compromisso de resgatar o vinculo afetivo professor-aluno.
Compreender a necessidade de sua participação efetiva e ativa na transformação do processo de construção do conhecimento, e da realidade vivida pelo aluno. Porém, isto hoje só não basta, pois além da necessidade de interação é primordial que esta interação esteja associada à afetividade entre aluno e professor, já que afeto está mundialmente ausente em nossos dias.

Eis um dos objetivos desse trabalho valorizar sempre a participação nas atividades, incentivando, resgatando a auto-estima. Acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, historia e contexto de vida. A afetividade na escola é uma necessidade.
Isso vai gerar uma empatia que ira refletir ativamente no processo ensino-aprendizagem.
Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.
Nós professores devemos fazer desse valioso instrumento “a afetividade” uma direção para melhorar nossas relações com os educandos e consequentemente as nossas praticas e suas aprendizagens.
Esta pratica se faz necessária para o próprio exercício do processo educativo, não deixando de lado a realidade de que, enquanto seres humanos, os professores possam ter dificuldades para estabelecer relações afetivas com alguns alunos.

Este trabalho surgiu da observação de diversos comportamentos e atitudes inadequados de alguns alunos e essa inquietação me fez buscar compreender os fatores que os levavam a tais comportamentos, como também propor possíveis soluções.
O projeto foi realizado a fim de sensibilizar os educadores sobre a influencia de suas ações no desenvolvimento e na formação integral das crianças e adolescentes. Neste estudo foi realizada uma pesquisa de campo através de questionário para professores e alunos.
Buscando ações psicopedagogicas para solucionar os problemas da afetividade entre professor e aluno. Tendo habilidade de administrar seus sentimentos e emoções compreendendo os outros e convivendo com suas diferenças.
Sensibilizar o educador sobre a importância de sua ação no mundo para que perceba a clareza de sua missão.
Identificar os valores atuais no contexto familiar e social
Desenvolver uma relação ativa e afetiva diante do conhecimento
Vivenciar as diferentes situações em que os educandos exteriorizem os seus sentimentos em relação ao professor através do estudo de caso questionários, observações, e entrevistas. Com 30% dos alunos da 5ª serie da Escola Manoel Fidelis da Silva 5% dos professores da referida escola.


Os capítulos :


1. HISTORICIDADE DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO BRASIL (historia da educação a partir do Brasil colônia c/Maria Lucia Arruda)


2. A AFETIVIDADE COMO PRESSUPOSTO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL (Wallon)


3. AÇÕES PSICOPEDAGOGICAS CAPAZES DE CONSTRUUIR UMA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AFETIVO.

Questionário para professores:

Quais as características de um ambiente afetivo?
Onde deve iniciar a educação da afetividade?
A falta de afetividade e a ausência de valores interferem no processo de ensino-aprendizagem dos educandos? ( ) sim ( ) não
A escola e suas aulas têm contribuído para alcançar o que os alunos acham importantes? ( ) sim ( ) não
Você é uma pessoa que se compreende, se aceita e aceita os outros?
( ) sim ( ) não
A família tem papel importante no processo educativo? ( )sim ( ) não
Procura agir de forma humilde e amigável com os alunos ( ) sim ( ) não

Questionário para alunos:
Você gosta de todos os Professores ( ) sim ( ) não
Fica facilmente acanhado na presença de pessoas? ( )sim ( ) não
Professor costuma ser autoritário na sala de aula? ( )sim ( ) não
Os professores valorizam as atividades apresentadas pelos alunos ( )sim ( )não
O que você acha da forma como o professor ministra as aulas?
Ótima ( ) ruim ( ) boa ( )
6- Valoriza as amizades com seus colegas? ( )sim ( )Não
7-


Maria do Carmo Amambahy (Karmem)


Nenhum comentário:

Postar um comentário