sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ANTEPROJETO DE PESQUISA

PROBLEMA
Como resgatar a falta de afetividade entre professor e aluno?
Tenho observado que a falta de afetividade é um dos problemas que afeta a aprendizagem e que o problema não esta no aluno, mas na competência do professor que mesmo sendo vitima da precariedade de formação, de capacitação e desvalorização profissional tem o compromisso de construir um bom planejamento com uma metodologia voltada para a realidade do aluno. Valorizando sempre sua participação ns atividades, incentivando, resgatando a auto-estima. Avaliar não só o cognitivo do aluno, mas todo o ser. Isso vai gerar uma empatia que ira refletir ativamente no processo ensino-aprendziagem.

MOTIVAÇÃO PESSOAL
Vivemos em um mundo capitalista onde se faz necessário repensar uma educação diferente, voltada para a pesquisa, para o refletir, para a dignidade profissional, resgatando os valores atuais que estão distorcidos e inseridos na sociedade.
Essa é uma das minhas inquietações frente a esses problemas, é propiciar a noção de limites num processo de interação, ação afeto e reflexão professor-aluno.

OBJETIVO GERAL
Buscar ações psicopedagogicas para solucionar os problemas da afetividade entre professor e aluno.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar os valores atuais no contexto familiar e social
Desenvolver uma relação ativa e afetiva diante do conhecimento
Vivenciar as diferentes situações em que os educandos exteriorizem os seus sentimentos em relação ao professor.

METODOLOGIA
Estudo de caso, questionários, observações, entrevistas.

SUGESTÃO DE LIVROS PARA O ESPAÇO PSICOPEDAGOGICO

Introdução a motivação e emoção (Antonio Gomes Penna)
A arte de amar (Eric Fromm)
A auto-estima do seu filho (Dorothy Corkille Briggs)
A Psicomotricidade o timizando as relações humanas (Dalila M.M. de Costallat)
A Técnica na psicanálise infantil: A criança e o analista da relação ao campo emocional (Antonio Ferro)
A primeira ensinante mãe e filho e as relações de aprendizagem (Taís Lima)
A Lógica das emoções: Na ciência e na vida ( José Maria Martins)
A Natureza do vinculo (M.D. Magno)
As emoções no processo de alfabetização e a atuação docente (Cleomar Azevedo)
Ensinando a ensinar: Educação com afeto (Elisabete Polity)
Do desejo ao prazer de mudar: Compreender provocar a mudança (Françoise Kourilsky-Belliard)
Cultura, cognição e afetividade: A sociedade em movimento (Sérgio Antonio da Silva Leite) (org)
Comportamento humano: Tudo (ou quase tudo) que você gostaria de saber para viver melhor. (Maria Zilah da Silva Brandão – Fátima Cristina de Souza-Solange-Maria Beggioto Mezzaroba) (orgs).
Jung e a educação: Uma análise da relação professor aluno (Cláudio Saiani)
O método pedagógico dos Jesuítas)

HARRIS, P. Criança e emoção. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.239p.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. 7ª. ed. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário